Pagamento de impostos
Thread poster: dianasantos21
dianasantos21
dianasantos21
Portugal
Local time: 20:49
English to Portuguese
+ ...
Apr 19, 2016

Bom dia,

Gostaria de me iniciar na área da Tradução como tradutora freelancer, porém, não sei como deverei proceder em termos fiscais. Devo abrir atividade nas finanças? Devo emitir faturas-recibo pelos serviços prestados? E quanto devo cobrar de IVA a cada cliente, visto que resido em Portugal?
Agradeceria se alguém me pudesse esclarecer estas dúvidas!


 
Cristina Pereira
Cristina Pereira  Identity Verified
Local time: 20:49
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
Uma achega Apr 20, 2016

Bom dia Diana,

Este tema já foi amplamente discutido aqui. Basta pesquisar por "impostos" no fórum português e terá muita informação à sua disposição. Por exemplo: http://www.proz.com/forum/portuguese/123922-regime_simplificado_e_contabilidade_organizada.html

Mas, muito basicamente, deve abrir actividade nas
... See more
Bom dia Diana,

Este tema já foi amplamente discutido aqui. Basta pesquisar por "impostos" no fórum português e terá muita informação à sua disposição. Por exemplo: http://www.proz.com/forum/portuguese/123922-regime_simplificado_e_contabilidade_organizada.html

Mas, muito basicamente, deve abrir actividade nas Finanças e emitir facturas-recibos pelos serviços prestados. No primeiro ano, caso nunca tenha tido actividade aberta, beneficia da isenção do pagamento de Segurança Social. Beneficia também da isenção de IVA se não exceder os 10.000 euros de facturação no primeiro ano. Após exceder esse montante terá de cobrar IVA (o que não se aplica a clientes estrangeiros).

Espero ter ajudado!

Cristina
Collapse


 
dianasantos21
dianasantos21
Portugal
Local time: 20:49
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
IVA e faturas-recibo Apr 26, 2016

CristinaPereira wrote:

Bom dia Diana,

Este tema já foi amplamente discutido aqui. Basta pesquisar por "impostos" no fórum português e terá muita informação à sua disposição. Por exemplo: http://www.proz.com/forum/portuguese/123922-regime_simplificado_e_contabilidade_organizada.html

Mas, muito basicamente, deve abrir actividade nas Finanças e emitir facturas-recibos pelos serviços prestados. No primeiro ano, caso nunca tenha tido actividade aberta, beneficia da isenção do pagamento de Segurança Social. Beneficia também da isenção de IVA se não exceder os 10.000 euros de facturação no primeiro ano. Após exceder esse montante terá de cobrar IVA (o que não se aplica a clientes estrangeiros).

Espero ter ajudado!

Cristina


Bom dia, Cristina.

Muito obrigado pela sua amabilidade e disponibilidade para me responder à pergunta. Como posso emitir faturas-recibos? E se nunca conseguir exceder os 10.000 euros de faturação, estarei sempre isenta de IVA ou só estarei isenta no meu primeiro ano de atividade?

Agradeço os esclarecimentos,

Diana


 
Cristina Pereira
Cristina Pereira  Identity Verified
Local time: 20:49
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
Mais uns esclarecimentos Apr 28, 2016

Boa tarde Diana,

Não, quanto ao IVA estará sempre isenta desde que nunca exceda os 10.000 euros/ano, pelo menos segundo a legislação actual.

Par emitir facturas-recibos tem, além de estar inscrita nas Finanças, de registar-se no Portal das Finanças e emitir os recibos através do portal. Mas o melhor mesmo é dirigir-se a uma repartição de Finanças e colocar esta e outras questões que tenha.

Mais uma coisa: não abra actividade antes de ter traba
... See more
Boa tarde Diana,

Não, quanto ao IVA estará sempre isenta desde que nunca exceda os 10.000 euros/ano, pelo menos segundo a legislação actual.

Par emitir facturas-recibos tem, além de estar inscrita nas Finanças, de registar-se no Portal das Finanças e emitir os recibos através do portal. Mas o melhor mesmo é dirigir-se a uma repartição de Finanças e colocar esta e outras questões que tenha.

Mais uma coisa: não abra actividade antes de ter trabalho certo (não sei se já abriu ou se será uma reabertura) para não ter de cumprir as obrigações necessárias sem estar a receber pelo seu trabalho.

Cumprimentos,

Cristina
Collapse


 
dianasantos21
dianasantos21
Portugal
Local time: 20:49
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Principiante May 5, 2016

CristinaPereira wrote:

Boa tarde Diana,

Não, quanto ao IVA estará sempre isenta desde que nunca exceda os 10.000 euros/ano, pelo menos segundo a legislação actual.

Par emitir facturas-recibos tem, além de estar inscrita nas Finanças, de registar-se no Portal das Finanças e emitir os recibos através do portal. Mas o melhor mesmo é dirigir-se a uma repartição de Finanças e colocar esta e outras questões que tenha.

Mais uma coisa: não abra actividade antes de ter trabalho certo (não sei se já abriu ou se será uma reabertura) para não ter de cumprir as obrigações necessárias sem estar a receber pelo seu trabalho.

Cumprimentos,

Cristina


Boa tarde, Cristina.

Como acha que seria melhor então para alguém que se está a iniciar na área e ainda não temtrabalho certo? Abrir atividade nas Finanças não seria a melhor opção, correto?

Cumprimentos,
Diana


 
Cristina Pereira
Cristina Pereira  Identity Verified
Local time: 20:49
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
Correcto May 6, 2016

Boa tarde Diana,

Concordo consigo. Se ainda não tem trabalho certo, mais vale não abrir já actividade, pois teria de cumprir obrigações como pagar a Segurança Social e, sem rendimentos, é complicado.

Nada impede que se esforce ao máximo por procurar trabalho. Quando tiver, então poderá pensar em abrir actividade.

Boa sorte!

Cristina


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Pagamento de impostos






TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »
Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »