responsive feeding

Portuguese translation: alimentação diligente

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
12:55 Jun 1, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Nutrition
Additional field(s): Social Science, Sociology, Ethics, etc.
English term or phrase: responsive feeding
Definition from World Health Organization:
Feeding young infants requires active care and stimulation, where the caregiver is responsive to the child clues for hunger and also encourages the child to eat. This is also referred to as active or responsive feeding.

Example sentence(s):
  • Premature infants need their mothers’ sensitive and responsive feeding behavior to regulate their feeding, to feed adaptively and to engage their mothers. allacademic.com
  • Also very importantly, responsive feeding, maternal encouragement to eat and other psychosocial aspects of care during feeding likely to be important for ensuring adequate food and nutrient intake of the child. unicef.org
  • The complementary feeding phase is a fun learning time for infants. Listening to their baby’s messages is all parents need to do to develop a responsive feeding relationship. INFACT Canada
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

Portuguese translation:alimentação diligente
Definition:
A prática da alimentação diligente já a partir dos primeiros meses de vida é um comportamento estratégico dos responsáveis pelo bebê para nutri-lo e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a desenvolver bons hábitos alimentares e uma relação saudável com os alimentos.
Selected response from:

Heloísa Ferdinandt
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +2alimentação diligente
Heloísa Ferdinandt
5Reação à fome
Maria Cristina Pereira de Souza
5Alimentação responsável Alimentação adequada
Simone Valiceli
4Alimentação perceptiva
Maria Teresa Borges de Almeida
4alimentação de estilo responsivo
Marlene Curtis
5 -5alimentação responsiva
jlabt


Discussion entries: 21





  

Translations offered


3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -5
alimentação responsiva


Definition from Recomendações para alimentação compl:
Atualmente, a OMS recomenda às mães/cuidadores de crianças menores de 2 anos a prática de alimentação responsiva, que usa os princípios de cuidados psicossociais ao se alimentar a criança.

Example sentence(s):
  • Pratique a alimentação responsiva, aplicando os princípios do cuidado psicossocial - Portal Saúde  
jlabt
Local time: 19:50
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
No  José Henrique Lamensdorf: Os tradutores estavam dormindo quando o pessoal da área médica consagrou essa sua tradução. É um erro frequente. RESPONSIVE (EN) é REATIVA (PT), pois RESPONSE (EN) é REAÇÃO (PT). Responsiva - SE EXISTISSE - seria "que dá uma resposta" (answer, reply).
4 days

Yes  francelino: http://www.nutricao.uerj.br/monografia/2007/layana.pdf p.30. O termo está mais para psicologia do que para nutrição. http://br.monografias.com/trabalhos2/recomendacoes-alimentac... www.ebah.co
9 days

No  Joao_Correa: Uma alimentação que contém resposta? Quantas firulas para dizer que a alimentação de alguém requer cuidado e atenção. "Alimentação Atenciosa" ficaria melhor então.
9 days

No  Bartat: Bartat: sou a favor do termo "alimentação reativa"
12 days

No  David Oliveira: "Responsivo" existe como adjectivo e significa "que envolve resposta" - "Rea(c)tivo", por outro lado, significa "Que estabelece rea(c)ção". aproxima-se mais: Alimentação reagente (ou por/em reacção) seriam outras possibilidades...o contexto é rei!
15 days
  -> Não estou de acordo. Nesse caso porque é que em inglês não utilizaram reactive feeding?

No  Bruno Parga: "Responsivo" não existe em português. "Responsa" não existe (exceto em gíria), e não temos um adjetivo derivado de "resposta", ao contrário do inglês que tem "responsive".
30 days

No  Maria Teresa Borges de Almeida: Em PT(pt), a expressão não faz sentido. Basta, aliás, uma pesquisa em site:pt para verificar que a expressão não tem relevância (nenhuma ocorrência).
36 days
  -> O facto de não ter nenhuma ocorrência provavelmente significa que é um termo recente e que portanto ainda não foi utilizado. Aliás pesquisando páginas só de Portugal também não aparece o termo original em inglês (que pode aparecer, p. ex. na bibliografia)

Yes  Helena_Tome
233 days

No  Marlene Curtis: A alimentação não é responsiva mas sim a atitude tanto da mãe como da criança./Aliás, o termo "responsivo" existe em português. responsive adj. responsivo, que reage positivamente.
340 days

Yes  imatahan: Pelos motivos expostos na discussão, também traduziria o consagrado pelos profissionais da área. Mudar o jargão de determinada área, é outra história. Senão, também não diríamos mouse, download, clicar, checar, etc. Cada área com sua terminologia.
350 days

No  María Leonor Acevedo-Miranda: I second my peers above as to the term "responsiva"!!
426 days
Login to enter a peer comment (or grade)

60 days   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
alimentação diligente


Definition from own experience or research:
A prática da alimentação diligente já a partir dos primeiros meses de vida é um comportamento estratégico dos responsáveis pelo bebê para nutri-lo e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a desenvolver bons hábitos alimentares e uma relação saudável com os alimentos.

Example sentence(s):
  • "Pratique o que Carolyn C. Armistead (...) chama de 'alimentação diligente', uma consciência total sobre aquilo que você come, em vez de apenas engolir para preencher um vazio. Mark Victor Hansen e Art Linkletter (Tradutora: Lilian Jenkino) - "Como envelhecer sem ficar velho"  
  • "A atenção correta significa estar plenamente atento ao momento presente. Quando você pratica uma alimentação diligente, dá atenção às pistas sutis e naturais do corpo, em especial para aquelas que dizem 'coma-me' e 'basta'. (...)" Excerto de artigo de Carolyn C. Armistead na revista Shape, citada em tradução de Lilian Jenkino. - Como envelhecer sem ficar velho  

Explanation:
Apesar de eu não encontrar a expressão "alimentação diligente" em sites em português relacionados à alimentação infantil, creio que seja a mais adequada para descrever o que o Ministério da Saúde do Brasil explica em:
"Dez Passos para uma Alimentação Saudável - Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos"
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf
Heloísa Ferdinandt
United States
Local time: 11:50
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  María Leonor Acevedo-Miranda
366 days
  -> Obrigada, Maria Leonor.

Yes  Ricardo Monassa: muito boa
4812 days
Login to enter a peer comment (or grade)

240 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Alimentação perceptiva


Definition from own experience or research:
Fazer uma alimentação perceptiva é aplicar os princípios de cuidado psico-social

Example sentence(s):
  • 3.Alimentação perceptiva Fazer alimentação perceptiva, aplicando os princípios de cuidado psico-social, especificamente: a) alimentar o lactente directamente e deixa-lo ver outras crianças mais velhas a comerem sozinhos, respondendo aos seus sinais de fome e satisfação; b) alimentar devagar e pacientemente encorajar as crianças a comerem mas sem forçar; c) se a criança recusa vários alimentos experimente com diversas combinações, sabores, texturas e maneiras de as encorajar a comer; d) diminuir as distracções durante as horas das refeições se a criança perde o interesse na comida rapidamente; e) lembrar que as refeições são períodos de aprendizagem e amor, falar com as crianças e manter o contacto visual. - Resumo dos Princípios de orientação..  
Maria Teresa Borges de Almeida
Portugal
Local time: 19:50
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 19
Login to enter a peer comment (or grade)

341 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
alimentação de estilo responsivo


Definition from own experience or research:
Alternância da alimentação ativa e por conta própria, de acordo com iniciativa da criança.

Example sentence(s):
  • Há estudos internacionais indicando que comportamentos maternos e interações mãe/filho durante a alimentação podem ter papel importante na determinação do estado nutricional da criança e de seu consumo de alimentos. O objetivo deste estudo foi iniciar em nosso meio o estudo desta temática descrevendo comportamentos maternos e infantis durante uma refeição (almoço), abordando díades em situação de pobreza. Trata-se de estudo transversal-descritivo, com dados obtidos mediante observação de 16 duplas mãe/filho (crianças entre 12 e 24 meses de idade) selecionadas em unidades básicas de saúde, compondo amostra intencional. Foi construído um inventário contendo 60 itens referentes a comportamentos ou sequências interativas, para guiar as observações realizadas em domicílio por duas observadoras treinadas para isso. Foram observados nas mães comportamentos característicos de três estilos alimentares: 1) nenhuma consulta à criança sobre o que desejava comer, típico do estilo autoritário; 2) alternância da alimentação ativa e por conta própria, de acordo com iniciativa da criança, característica do estilo responsivo; e 3) insistência monótona ou desistência de várias mães diante da recusa da criança a comer, comportamentos típicos do estilo passivo. Como resultado, foram detectados comportamentos maternos potencialmente adversos ao estado nutricional infantil, justificando estudos populacionais para verificar sua possível associação com desnutrição ou baixo apetite. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewArticle/9023 Revista Ciência & Saúde Coletiva - 9:41am - [ Translate this page ] Dando força a pesquisas que associam sucesso alimentar a um estilo responsivo 4, algumas mães, como no Episódio 1, delimitavam o contexto, se adaptavam às ... www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?. - Google  
Marlene Curtis
United States
Local time: 14:50
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 64
Login to enter a peer comment (or grade)

1460 days   confidence: Answerer confidence 5/5
Reação à fome


Definition from own experience or research:
Trata-se da capacidade da mãe de reagir ou de atender as necessidades nutricionais do bebê manifestadas pelos sinais de fome.

Example sentence(s):
  • This is my area of expertise. - own experience  

Explanation:
O significado da tradução em português está relacionado com a capacidade por parte da mãe de reagir ao sinal fisiológico da fome demonstrado pelo filho (a).
Maria Cristina Pereira de Souza
United States
Local time: 14:50
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Login to enter a peer comment (or grade)

3712 days   confidence: Answerer confidence 5/5
Alimentação responsável Alimentação adequada


Definition from own experience or research:
Responsive is a word that means adequate, appropriate.
So, it's something like: to feed a child in an appropriate manner, properly.

Example sentence(s):
  • As crianças devem ser alimentadas de maneira apropriada para que cresçam saudáveis e felizes. - Simone Bernardo Valiceli 
  • A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, sendo muito importante adotar uma dieta saudável e adequada ao nosso estilo de vida. - Provisa Seguros  
  • Uma alimentação adequada contribui significativamente para uma vida mais saudável – e mais longa! Cada vez mais pesquisas vêm comprovando os benefícios que uma dieta equilibrada pode trazer não apenas para a qualidade de vida, mas também para a longevidade. Isso porque alguns alimentos possuem propriedades antienvelhecimento que podem contribuir para se viver mais e melhor. - Alimentação adequada - UOL notícias  
Simone Valiceli
Brazil
Local time: 15:50
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Login to enter a peer comment (or grade)



Login or register (free and only takes a few minutes) to participate in this question.

You will also have access to many other tools and opportunities designed for those who have language-related jobs (or are passionate about them). Participation is free and the site has a strict confidentiality policy.

KudoZ™ translation help

The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:
Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search