Descontos para segurança social e IRS
Thread poster: Maria João Soares
Maria João Soares
Maria João Soares
Portugal
Local time: 17:14
English to Portuguese
+ ...
Feb 24, 2015

Boa tarde,

Vou começar agora a trabalhar como tradutora freelance e tenho algumas dúvidas. Como sempre trabalhei em empresas nunca tive de me preocupar com os descontos porque não eram feitos por mim.

De início vou trabalhar para uma empresa que não é em Portugal e não sei como se faz descontos. Como funciona com o IRS? É a empresa que desconta ou sou eu?
E em relação à segurança social?
Ainda não sei se vou ter de passar recibos verdes ou se me
... See more
Boa tarde,

Vou começar agora a trabalhar como tradutora freelance e tenho algumas dúvidas. Como sempre trabalhei em empresas nunca tive de me preocupar com os descontos porque não eram feitos por mim.

De início vou trabalhar para uma empresa que não é em Portugal e não sei como se faz descontos. Como funciona com o IRS? É a empresa que desconta ou sou eu?
E em relação à segurança social?
Ainda não sei se vou ter de passar recibos verdes ou se me vão fazer um contrato, mas pode-se passar recibos verdes para outros países?

Desculpem tantas perguntas, mas não encontrei nenhuma informação na Internet sobre isto.

Muito obrigada.
Collapse


 
expressisverbis
expressisverbis
Portugal
Local time: 17:14
Member (2015)
English to Portuguese
+ ...
Olá, Feb 24, 2015

Fiquei com uma dúvida.
Vai "trabalhar para uma empresa que não é em Portugal" (para o estrangeiro) ou que não é portuguesa?

Veja, por favor, alguma ajuda sobre o trabalhador (t
... See more
Fiquei com uma dúvida.
Vai "trabalhar para uma empresa que não é em Portugal" (para o estrangeiro) ou que não é portuguesa?

Veja, por favor, alguma ajuda sobre o trabalhador (tradutor) independente aqui:

http://www.nawebti.net/tek/trabalhador-independente

http://www4.seg-social.pt/trabalhador-independente

http://www4.seg-social.pt/documents/10152/14965/inscricao_admissao_cessacao_actividade_ti

http://www.proz.com/forum/portuguese/280583-impostos_para_tradutores_freelancer_em_portugal.html
Collapse


 
Maria João Soares
Maria João Soares
Portugal
Local time: 17:14
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Descontos para segurança social e IRS Feb 24, 2015

É para uma empresa que não é portuguesa. É mesmo uma empresa de outro país.
Desculpe não ter sido mais clara. Ao ler o meu tópico novamente, vi que não ficou muito claro.

Muito obrigada pelos links para outros tópicos.

[Edited at 2015-02-24 22:40 GMT]


 
expressisverbis
expressisverbis
Portugal
Local time: 17:14
Member (2015)
English to Portuguese
+ ...
Obrigada por esclarecer Feb 24, 2015

Não sei se já sabe, mas tem que iniciar a atividade nas Finanças e comunicar também à Segurança Social.
No primeiro ano fica isenta da contribuição mensal da Segurança Social.
Para empresas estrangeiras e portuguesas é obrigada a passar recibos verdes.
Sobre os impostos, isso vai depender do que aufere anualmente. Sempre que ultrapasse os 10 mil euros, é obrigada aos impostos de IVA e IRS.
Aguarde outras respostas de colegas que poderão ajudar mais.


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Descontos para segurança social e IRS






CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

Buy now! »
Protemos translation business management system
Create your account in minutes, and start working! 3-month trial for agencies, and free for freelancers!

The system lets you keep client/vendor database, with contacts and rates, manage projects and assign jobs to vendors, issue invoices, track payments, store and manage project files, generate business reports on turnover profit per client/manager etc.

More info »